top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Envelhecimento Ovariano Prematuro: Já ouviu falar?

O envelhecimento ovariano é caracterizado por alterações quantitativas e qualitativas da reserva ovariana de oócitos. Nesse processo, as mitocôndrias têm um papel central na atresia folicular e podem ser o principal alvo dos fatores ooplásmicos que determinam a qualidade do oócito, afetada negativamente pelo envelhecimento.

Cerca de 20% das pacientes que procuram tratamento para infertilidade apresentam sinais de envelhecimento ovariano prematuro, o que junto com a tendência à maternidade tardia na sociedade moderna, aumenta a incidência de disfunção ovariana relacionada à idade. A tecnologia de reprodução assistida muitas vezes é ineficaz em casos de envelhecimento ovariano, o que eleva os custos médicos, econômicos e sociais dos procedimentos.



Table of ContentsToggle

Importância das Mitocôndrias no Envelhecimento Ovariano Prematuro

As mitocôndrias desempenham um papel crucial na aquisição de competência para fertilização e desenvolvimento embrionário precoce do oócito. Além disso, o oócito garante a transmissão uniparental e a estabilidade do genoma mitocondrial ao longo das gerações. Por essa razão, a qualidade mitocondrial tem um impacto significativo sobre a qualidade do oócito.

De fato, o oócito é a célula mais rica em mitocôndrias do corpo e depende amplamente dessas organelas para adquirir competência para fertilização e desenvolvimento embrionário inicial. Além disso, o oócito assegura a transmissão uniparental e a estabilidade do genoma mitocondrial ao longo das gerações. 

A instabilidade do DNA mitocondrial leva à acumulação de mutações no DNA mitocondrial do oócito, que está relacionada com a deterioração da qualidade do oócito em termos de competência e risco de transmissão de anormalidades mitocondriais para a descendência. O envelhecimento ovariano também afeta seriamente a natureza dinâmica da biogênese mitocondrial nas células da granulosa circundantes, que podem fornecer biomarcadores alternativos interessantes da qualidade do oócito.

Em resumo, as mitocôndrias têm um papel crucial na qualidade do oócito, e o envelhecimento ovariano pode afetar seriamente a função mitocondrial, o que pode ter consequências para a descendência. Mais pesquisas são necessárias para entender melhor o papel das mitocôndrias no envelhecimento ovariano e encontrar possíveis intervenções para melhorar a qualidade dos oócitos em mulheres mais velhas.

Prática Clínica 

Na prática clínica, o conhecimento sobre o papel das mitocôndrias no envelhecimento ovariano pode ter implicações significativas para o tratamento de mulheres com infertilidade relacionada à idade. Por exemplo, uma possível estratégia seria a utilização de terapias que visam preservar ou melhorar a função mitocondrial nas células reprodutivas femininas, como a suplementação com antioxidantes. Além disso, a detecção de biomarcadores mitocondriais pode auxiliar na identificação de oócitos de melhor qualidade para a seleção em técnicas de reprodução assistida, aumentando as chances de sucesso do tratamento.

Referências Bibliográficas

Artigo: Mitocôndria e envelhecimento ovariano – May-Panloup P, Boucret L, Chao de la Barca JM, et al. Ovarian ageing: the role of mitochondria in oocytes and follicles. Hum Reprod Update. 2016;22(6):725-743. doi:10.1093/humupd/dmw028

Classifique esse post

1 visualização

Comments


bottom of page