top of page

Estresse



Table of ContentsToggle

O que é o estresse?

O estresse é definido como as respostas que o organismo emite a partir da exposição a agentes estressores ou situações ameaçadoras.

Como funciona o estresse?

Em situações controversas, o corpo libera hormônios como a adrenalina e o cortisol (hormônio do estresse) que prepara o organismo para lutar ou fugir. Dessa forma, o sistema de “luta e fuga” engloba reações principalmente do sistema nervoso e endócrino que atuam em sintonia a fim de proteger o organismo. 

Este desencadeia aumento da frequência respiratória, sudorese e dos batimentos cardíacos. Sendo que em situações transitórias como problemas cotidianos, ocorre um estado estressor metabolicamente moderado, porém em casos crônico provocam reações desordenados no organismos como dores de cabeça, insônia, dificuldade de concentração e em casos mais graves ansiedade e depressão. 

Quando precisa suplementar?

Quando exacerbado causa desgaste físico e mental ao indivíduo, por isso é necessário escutar os sinais emitidos pelo corpo é o passo inicial para minimizar os impactos. Logo, práticas como meditação, yoga, massagens relaxantes além do sono de qualidade são base para reduzir os sintomas. Além disso, a fitoterapia e o uso de chás como o de camomila, passiflora e mulungu podem ser estratégias utilizadas em associação a tais práticas com intuito de minimizar danos a longo prazo.

Referência

Artigo Estresse e sobrepeso/obesidade: Urbanetto, J. S., Rocha, P. S. D., Dutra, R. C., Maciel, M. C., Bandeira, A. G., & Magnago, T. S. B. S. (2019). Stress and overweight/obesity among nursing students. Estresse e sobrepeso/obesidade em estudantes de enfermagem. Revista latino-americana de enfermagem, 27, e3177. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2966.3177

Classifique esse post

2 visualizações

Comments


bottom of page