top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Hipertrofia



Table of ContentsToggle

O que é?

O processo de hipertrofia é definido como a expansão dos componentes estruturais das células, bem como das funções celulares o que acarreta aumento do volume celular e por conseguinte dos órgãos. Nesse sentido, pode ocorrer de forma fisiológica como na gravidez, em que os tecidos sofrem alteração no tamanho, como a musculatura uterina expandida para acomodação do feto ou de forma patológica como a observada no miocárdio em pacientes hipertensos.    

Para que serve a hipertrofia?

Em algumas situações as células do corpo necessitam expandir seu tamanho para suprir demandas metabólicas, para que isso ocorra a oferta de nutrientes deve suprir a exigências celulares, a arquitetura celular precisa estar íntegra e as terminações nervosas precisam estar preservadas para conduzir os estímulos hipertrofiados. A hipertrofia é uma forma de adaptação celular que o corpo desenvolveu para suprir certas necessidades. 

Como funciona a hipertrofia?

O processo hipertrófico é uma resposta do organismo ao aumento da sobrecarga de trabalho para aquele tecido específico que aumenta seu volume e peso, porém a estrutura básica do órgão continua inalterada. Em alguns casos, a hipertrofia é reversível quando o estímulo é cessado, a célula volta ao seu estado normal, porém nos casos patológicos as células podem sofrer apoptose (morte celular) e gerar insuficiência cardíaca, que pode culminar em morte.

Quando precisa suplementar?

Um dos processos mais desejados pelos praticantes de musculação é o de hipertrofia muscular que gera o aumento da massa muscular no indivíduo. Porém, a hipertrofia do músculo esquelético é dependente de fatores nutricionais, principalmente no que se refere ao consumo de proteínas de alto valor biológico, além de fatores associados ao treinamento, visto que o trabalho mecânico gera uma sinalização celular e desencadeia o processo de hipertrofia, estimulando a formação de novas miofibrilas.

Referência

Artigo Treinamento de força e resistência na hipóxia:  Fernández-Lázaro, D., Díaz, J., Caballero, A., & Córdova, A. (2019). The training of strength-resistance in hypoxia: effect on muscle hypertrophy. Entrenamiento de fuerza y resistencia en hipoxia: efecto en la hipertrofia muscular. Biomedica : revista del Instituto Nacional de Salud, 39(1), 212–220. https://doi.org/10.7705/biomedica.v39i1.4084

Classifique esse post

9 visualizações
bottom of page