top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Influência da Bilirrubina na Prática Esportiva

O treinamento físico pode promover a saúde fisiológica de todos os sistemas orgânicos do corpo, trazendo uma infinidade de benefícios, incluindo a melhora da glicemia, capacidade cardiovascular, complacência arterial, função muscular esquelética e metabolismo energético. Tendo isso em vista, compreender os mecanismos e moléculas envolvidos nestes processo é primordial para direcionamento das estratégias aplicadas no consultório, neste contexto, a bilirrubina é uma substância de suma importância.



Table of ContentsToggle

O que é a bilirrubina?

A bilirrubina origina-se da hemoglobina liberada pela mioglobina e outras hemoproteínas durante a destruição dos glóbulos vermelhos senescentes. O processo de lise e apoptose celular, comum no baço, a porção heme da hemoglobina é liberada e convertido em biliverdina pela heme oxigenase (HO). Posteriormente, a mesma é metabolizada em bilirrubina pela biliverdina redutase A.

Tradicionalmente vista como um marcador de danos hepáticos, a bilirrubina está sendo reconhecida como um importante hormônio e um potente antioxidante que ativa os receptores nucleares para controlar a transcrição genética que promove muitos aspectos da saúde fisiológica.

Bilirrubina Aplicada ao Esporte

O exercício físico, principalmente os aeróbios, culminam em alto catabolismo das hemácias, o que contribui para o aumento dos níveis de bilirrubina. Por isso, estudos indicam que este aumento pode estar correlacionado com melhora de parâmetros utilizados para mensurar o desempenho esportivo. Dessa forma, uma das teorias é a capacidade antioxidante da bilirrubina, o que lhe confere capacidade de eliminar espécies reativas de oxigênio, mantendo o equilíbrio redox.  

Outro mecanismo que a bilirrubina pode auxiliar é a preservação do fluxo sanguíneo através do aumento da biodisponibilidade do óxido nítrico, que consequentemente pode melhorar o desempenho esportivo. Ademais, foi indicado que os aumentos da bilirrubina geraram uma maior produção da PPAR-α. O PPAR-α é um gene primordial para o metabolismo da glicose e de lipídios, além de promover a biogênese mitocondrial.

Prática Clínica

Sendo assim, por mais que os mecanismos sejam promissores para melhora da performance, faltam ensaios controlados em humanos que testem a utilidade potencial da bilirrubina. Principalmente, no que se trata da sua atividade ergogênica no desempenho do exercício. 

No geral, são necessários trabalhos futuros para determinar se o aumento dos níveis de bilirrubina plasmática servem para melhorar o desempenho atlético antes que a pesquisa possa se concentrar em ajudas ergogênicas para aumentá-la.

Referências Bibliográficas

Artigo: FLACK, Kyle D.; VÍTEK, Libor; FRY, Christopher S.; STEC, David E.; HINDS, Terry D.. Cutting edge concepts: does bilirubin enhance exercise performance?. Frontiers In Sports And Active Living, [S.L.], v. 4, n. 1, p. 1-17, 11 jan. 2023.

Classifique esse post

4 visualizações

Comments


bottom of page