top of page

Intestino



Table of ContentsToggle

O que é?

O intestino é um componente do trato gastrointestinal que pode ser dividido em delgado e grosso, esse primeiro ainda pode ser dividido em duodeno, jejuno e íleo e o segundo em cólon ascendente, transverso, descendente e sigmoide. Formado por células endócrinas que possuem comunicações nervosas quimio e mecanossensíveis, que se intercomunicam a partir das substâncias presentes em seu lúmen. 

Para que serve o intestino?

O intestino possui grande relevância no trato gastrointestinal por ser o local de maior digestão e absorção dos nutrientes provenientes da dieta, além de atuar como reservatório dos produtos de digestão e dos materiais que não foram digeridos para posterior excreção. É no intestino que os carboidratos, proteínas, lipídios, aminoácidos e vitaminas, são absorvidos, além de ser local de  fermentação e abrigo da maior parte da microbiota humana. 

Como funciona o intestino?

O intestino delgado transporta o quimo proveniente do estômago até o intestino grosso, fragmentando os nutrientes por meio da ação de enzimas produzidas pelo próprio intestino e/ou por glândulas próximas ao fígado e pâncreas. As células intestinais possuem microvilosidades que aumentam consideravelmente a área de absorção. 

Quando precisa suplementar?

As fibras possuem ação positiva na motilidade intestinal e são encontradas principalmente nos alimentos integrais como grãos, legumes e verduras. Além das fontes alimentares, também podem ser obtidas a partir de suplementos dietéticos e apresentam efeitos benéficos na formação do bolo fecal bem como alterações importantes na microbiota. Sendo assim, pacientes que apresentam constipação intestinal ou distúrbios que afetam a microbiota intestinal, se beneficiam com o consumo adequado de fibras na proporção de 30 a 38 g/dia para homens e de 21 a 26 g/dia para mulheres.  

Referência

Livro   Ovalle, William. Netter Bases da Histologia . Disponível em: Minha Biblioteca, (2ª edição). Grupo GEN, 2014.

Artigo: Suzuki T. (2020). Regulation of the intestinal barrier by nutrients: The role of tight junctions. Animal science journal = Nihon chikusan Gakkaiho, 91(1), e13357. https://doi.org/10.1111/asj.13357

Classifique esse post

1 visualização

Comentários


bottom of page