top of page

Kiwi melhora o sono dos atletas?

Dormir bem é pilar fundamental de qualquer atleta que deseja ter boa performance. Sobre esse tema, um sono de má qualidade afeta todo o processo de recuperação celular, consequentemente, prejudica todo o desempenho esportivo. Dessa forma, algumas estratégias nutricionais, voltadas à melhora do sono podem ser implementadas na prática clínica. Logo, será que o consumo do kiwi é uma delas? Veja a seguir.



Table of ContentsToggle

Importância de Alimentos Naturais como Kiwi

Ultimamente, as abordagens que envolvem o alimento como a primeira estratégia, em detrimento do uso precoce dos suplementos alimentares, têm sido adotadas cada vez mais pelos atletas. Nesse contexto, os alimentos naturais como as frutas, são as primeiras opções de consumo no que tange a abordagem dos alimentos naturais a fim de melhorar questões específicas, a exemplo de sono ruim. Nesse sentido, o kiwi é uma fruta que possui em sua composição a fitomelanina, substância que no corpo desempenha a ação de regular  o ritmo circadiano.

Porque o sono é tão importante?

Além disso, cuidar do sono do atleta é fundamental visto que estes estão sujeitos a um sono mais fragmentado, horário reduzido de descanso (sono abaixo de 7 por noite) pois, a intensidade e o volume de treinos em sua maioria são demasiadamente altos. Assim, os hábitos alimentares saudáveis, podem contribuir com a melhora do sono nesta população. Logo, o consumo de frutas é indispensável para a saúde como um todo e reverbera também na saúde do sono com destaque para o kiwi.

Mecanismo de Ação do Kiwi

Dessa forma, o consumo do kiwi tem influência na indução do sono, bem como na manutenção deste. No mais, não só a concentração de fitomelatonina é importante para  o sono de qualidade, chegando a (24 µg/g) em média na fruta, mas também o conteúdo de serotonina e os compostos antioxidantes que reduzem a ação das citocinas pró inflamatórias e dos radicais livres. Logo, o consumo do kiwi pode ser uma estratégia bastante eficiente no que se refere a melhora do sono. 

Prática Clínica

Assim, como recomendação prática junto aos atletas, é indicado o consumo médio de duas unidades de kiwi 1 horas antes do sono por no mínimo 4 semanas. Dessa forma, tal protocolo demonstra resultados positivos tanto na indução do sono, no momento inicial, quanto na manutenção deste durante a noite.

Referências Bibliográficas

Assista  na plataforma Science Play: Fast Tracks – Nutrição Clínica e Endocrinologia Desordens Metabólicas e Fisiológicas da Desregulação do Ciclo Circadiano

Artigo: The Impact of Kiwifruit Consumption on the Sleep and Recovery of Elite Athletes Doherty R, Madigan S, Nevill A, Warrington G, Ellis JG. The Impact of Kiwifruit Consumption on the Sleep and Recovery of Elite Athletes. Nutrients. 2023; 15(10):2274. https://doi.org/10.3390/nu15102274

Classifique esse post

9 visualizações

Comments


bottom of page