top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

O poder da curcumina no emagrecimento

A curcumina vem sendo associada à melhora do quadro de excesso de peso, por atuar modulando o metabolismo e consequentemente, reduzir a inflamação crônica de baixo grau nos pacientes com sobrepeso e obesidade. Assim, a suplementação de curcumina se mostra como uma estratégia potente no contexto do emagrecimento. Veja mais a seguir. 



Table of ContentsToggle

Benefícios do uso da curcumina

Alguns dados mostram que as especiarias, cujos teores de polifenóis e os compostos bioativos em si são altos, como os que estão presentes na curcumina, auxiliam no emagrecimento. Nesse sentido, a curcumina é extraída dos rizomas do açafrão e  desempenha uma forte ação anti inflamatória, bactericida e também atua sobre a redução do IMC.

Quanto de curcumina prescrever?

Logo, suplementar a  curcumina nas doses mínimas de 70 mg por dia, pelo período de oito semanas,  está comprovadamente associada a uma redução significativa do peso. Adicionado a isso, outros estudos demonstram a associação da ingestão de cimurcmina e a melhora da composição corporal com valores de ingestão que chegam a 1 g por dia. Assim, as doses podem ser definidas a partir de necessidades individuais dos pacientes. 

Prática Clínica

Dessa maneira, além das estratégias clássicas para redução do peso corporal como dieta hipocalórica e treinamento físico, a suplementação de curcumina auxilia no emagrecimento. Assim, as doses podem ser ultra personalizadas, variando de 70 a 2000 mg por dia a depender das necessidades individuais e das respostas biológicas.  

Referências Bibliográficas

Akbari M, Lankarani KB, Tabrizi R, et al. The Effects of Curcumin on Weight Loss Among Patients With Metabolic Syndrome and Related Disorders: A Systematic Review and Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials. Front Pharmacol. 2019;10:649. Published 2019 Jun 12. doi:10.3389/fphar.2019.00649

Classifique esse post

9 visualizações

Comments


bottom of page