top of page

Papel do Nutricionista no Diagnóstico de Alergia Alimentar

As alergias alimentares estão aumentando, principalmente na faixa pediátrica e o nutricionista possui importante papel para determinar a inclusão e/ou exclusão de alimentos alergênicos. Sendo assim, é importante ter em mente que a alergia durante a introdução alimentar ou a mais de um alimento não são comuns e deve-se considerar que muitos sinais e sintomas de outras doenças são frequentemente confundidos com quadro alérgico.



Table of ContentsToggle

Sensibilização na Alergia Alimentar

A sensibilização alergênica é verídica quando há teste positivo mas não há reação imediata e esta só mediante exposição ao alimento através da barreira epitelial frágil ou inflamada. Por isso, quando o alimento entra em contato com a pessoa podemos ter duas reações: alergia (através da exposição cutânea) ou intolerância (exposição oral).

Restrição Alimentar vs. Alergia Alimentar

As pessoas que foram sensibilizadas e mesmo assim tiram o alimento da sua rotina, acabam por ativar reações alérgicas, pois as Células T reguladoras podem perder a memória do alimento, podendo gerar choques anafiláticos e até a morte.

Alergia Alimentar: Um nome para várias doenças

  1. Dermatite Atópica

  2. Esofagite Eosinofílica

  3. Anafilaxia

  4. FPIES Aguda/crônica

  5. Urticária/Angioedema

  6. Proctite

  7. Colite

Etapas do Diagnóstico 

Primeiramente vem a suspeita, e então é realizado o teste de sensibilização IgE específico (conforme o caso). Se o teste der positivo, inicia-se a restrição e controle alimentar para cogitar no futuro estratégias de reintrodução alimentar.

TPO (Teste de Provocação Oral)

Normalmente as alergias começam com 6-8 meses e, geralmente, surgem associadas a distúrbios gastrointestinais funcionais. Para ter certeza se é uma alergia ou não, é necessário fazer o TPO (Teste de Provocação Oral), no qual o paciente ingere pequena quantidade do alimento, observando as possíveis reações. Por este motivo, não se deve fazer TPO em casa, pois se há uma reação alérgica, o tempo de ação do médico é de 2-3 minutos, caso contrário pode levar à morte.

Portanto, o profissional que realizará o teste deve estar atento com a quantidade de alimento, fracionamento e intervalo das doses e constante atualização da ficha de observação.

Referências Bibliográficas

Ponce M, Diesner SC, Szépfalusi Z, Eiwegger T. Markers of tolerance development to food allergens. Allergy. 2016 Oct;71(10):1393-404.

Classifique esse post

3 visualizações

Comments


bottom of page