top of page

Perda de Peso



Table of ContentsToggle

O que é?

A perda de peso é extremamente importante em pacientes com sobrepeso e obesidade, especialmente naqueles com comorbidades associadas, mas também naqueles que não possuem alterações de exames, visto que já foi encontrada associação entre o IMC acima de 24,9 kg/m². Ambas as doenças continuam com prevalência crescente mesmo com as recomendações de diretrizes, que incluem a perda de peso.

Quais os benefícios da perda de peso?

Para indivíduos com sobrepeso e obesidade, estudos mostram que dois anos de intervenções no estilo de vida podem facilitar uma perda de peso de no mínimo 5% e que, embora ocorra um reganho de peso, as intervenções de dieta e exercícios têm efeitos substanciais nas comorbidades associadas à obesidade e na composição corporal, sendo associados a uma redução substancial na gordura visceral e hepática, que são bem perigosas à saúde quando acumuladas. Quando em déficit calórico e praticando exercícios, os órgãos respondem secretando substâncias bioquímicas que contribuem para a transformação do tecido adiposo branco em marrom, que faz a produção de calor e pode auxiliar na perda de gordura.

Como realizar a perda de peso de maneira sustentada e saudável?

Os dois principais pilares para uma perda de peso são a restrição calórica, que não significa uma restrição de alimentos total para o paciente, e o exercício físico, de preferência, algum que seja do interesse do praticante. É importante que tanto a dieta quanto o treino sejam ajustados às preferências da pessoa que quer perder peso, pois isso facilita a manutenção dos hábitos saudáveis de maneira sustentada, por meses e até mesmo anos. Perdas de peso realizadas com dietas muito restritivas e que não contenham alimentos que sejam do gosto do paciente tendem a ter o seu resultado perdido por falta de adesão ao tratamento.

Usar termogênicos auxilia no emagrecimento?

Hoje em dia, há uma ampla gama de suplementos com ingredientes termogênicos disponíveis no mercado, como aqueles que incluem cafeína, chá verde, capsaicina, entre outros. Esses ingredientes realmente possuem efeitos positivos no metabolismo, mas de magnitude pouco expressiva, e ainda não está claro se esses efeitos são significativos o suficiente para ajudar as pessoas a perder peso ou gordura corporal. Isoladamente, sem mudança de estilo de vida, dieta com déficit calórico e prática de atividade física, eles não possuem efeito suficiente para emagrecer um indivíduo.

Referências

ATAKAN, Muhammed Mustafa et al. The role of exercise, diet, and cytokines in preventing obesity and improving adipose tissue. Nutrients, v. 13, n. 5, p. 1459, 2021.

Classifique esse post

3 visualizações

Comments


bottom of page