top of page

Pirroloquinolina quinona (PQQ) e seu papel “anti-envelhecimento”

A Pirroloquinolina quinona (PQQ) é um composto associado a processos biológicos importantes, como mitocôndriogênese, reprodução, crescimento e envelhecimento. Além disso, PQQ atenua disfunções clinicamente relevantes, como aquelas associadas à isquemia, inflamação e lipotoxicidade. Embora a PQQ não seja atualmente classificada como vitamina, a ausência deste composto na dieta pode produzir uma resposta semelhante à deficiência relacionada a vitaminas, com recuperação após a reposição de PQQ em uma maneira dose-dependente. Além disso, é um composto orgânico que tem sido objeto de crescente interesse na pesquisa médica, principalmente devido ao seu potencial efeito “anti-envelhecimento” e neuroprotetor. 



Table of ContentsToggle

Suplementação de PQQ e Envelhecimento 

A suplementação de PQQ pode estar associada a benefícios para a saúde, como melhora da flexibilidade metabólica e proteção imunoprotetora e neuroprotetora. Um papel importante da PQQ é sua função como cofator enzimático ou fator acessório, agindo em mecanismos que envolvem a modulação da atividade de sirtuínas dependentes de NAD+ e seus alvos, como PGC-1α, NRF-1, NRF-2 e TFAM, que mediam funções mitocondriais. O papel da PQQ no envelhecimento parece estar relacionado ao seu efeito na biogênese mitocondrial e na atividade das sirtuínas, que são proteínas que desempenham um papel importante na regulação da expressão gênica e do metabolismo energético. A biogênese mitocondrial é um processo fundamental para manter a saúde celular, já que as mitocôndrias são responsáveis pela produção de energia nas células.

Além disso, PQQ parece ter um efeito protetor contra o estresse oxidativo e a inflamação, que são fatores importantes no processo de envelhecimento e no desenvolvimento de doenças crônicas. A PQQ também pode modular a atividade do fator de crescimento nervoso (NGF), que é importante para o desenvolvimento e a manutenção do sistema nervoso.

Dados demonstram que uma deficiência de PQQ em neonatos ou durante o período perinatal reduz o conteúdo mitocondrial e a expressão de genes relacionados às mitocôndrias. Além disso, PQQ parece modular a atividade de lactato desidrogenase e outras desidrogenases, o que aumenta a atividade das sirtuínas dependentes de NAD+.

Essas evidências sugerem que a PQQ pode ser um nutracêutico terapêutico potente, com fortes benefícios para a saúde. Portanto, a suplementação de PQQ pode ser uma opção promissora para melhorar a saúde e prevenir o envelhecimento precoce.

Prática Clínica 

Para os profissionais da saúde interessados em aplicar a PQQ em suas práticas clínicas, é importante considerar as limitações atuais da pesquisa e a falta de diretrizes específicas para dosagem e administração. A suplementação de PQQ ainda não é amplamente recomendada ou prescrita. Portanto, assim como com qualquer suplemento nutricional, é importante discutir possíveis riscos e benefícios antes de iniciar a suplementação de PQQ.

Referências Bibliográficas 

Assista o vídeo na Science Play com Rita Castro: Os alimentos e os telômeros

Artigo: PQQ – Jonscher KR, Chowanadisai W, Rucker RB. Pyrroloquinoline-Quinone Is More Than an Antioxidant: A Vitamin-like Accessory Factor Important in Health and Disease Prevention. Biomolecules. 2021;11(10):1441. Published 2021 Sep 30. doi:10.3390/biom11101441

Classifique esse post

1 visualização

Comments


bottom of page