top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Potencializando o Emagrecimento no Treino de Musculação: Detalhes x Resultados

Para se adaptar à realidade atual do mercado, é necessário mudar a forma de se comunicar e atualizar-se constantemente. Portanto, mantenha sua mente aberta, sua capacidade de adaptação elevada e afaste-se do princípio da ignorância, que consiste em achar que sabe de tudo.


Com a velocidade do mundo atual, as vantagens competitivas são transitórias. O conhecimento é sempre uma vantagem, porém, sem experiência, não gera adesão. Somente o conhecimento não aumenta o engajamento. Assim, como transformar o exercício físico em uma boa experiência para o cliente?


O principal motivo para o abandono comum dos treinos é a queixa de falta de tempo, relatada por 80% dos alunos. Os demais referem visualizarem poucos resultados. A verdade é que ambos os grupos, comumente, não gostam de treinar. A ciência é a base da prática, no entanto, deve ser traduzida de forma acessível para o cliente.


Exercício: Estímulo, Inflamação e Resultado


Exercício físico não é para hipertrofia, estética, emagrecimento, saúde ou qualidade de vida. Estas são consequências da prática crônica de exercício físico bem-feito. Exercício é estímulo, e a forma como isso ocorre pode ou não levar ao resultado. O resultado envolve técnicas, detalhes, escolha de equipamento e mudança de comportamento.


Exercício físico gera estímulo e, consequentemente, inflamação. Todo exercício, diferente da atividade física, deve quebrar a homeostase e tirar da zona de conforto. O estresse fisiológico gerado é seguro e eficiente, e não é observado nas atividades físicas, como caminhada.


Por exemplo, no treino ergométrico, há o exercício contínuo extensivo e contínuo intensivo e nos treinos intervalados, há o exercício contínuo e intensivo. Todos estes, estando acima da linha de base, promovem resultados. Quanto maior a intensidade, aderência e segurança na execução, melhor o resultado. Portanto, qualquer exercício contínuo intensivo promove emagrecimento. Porém, nos exercícios de alta intensidade, a aderência é baixa devido ao nível de dificuldade e, o que é comum, é não atingir a intensidade descrita pela literatura, como no HIIT.


Estímulo Metabólico e Treino Personalizado


O papel do exercício físico consiste em estimular os processos metabólicos, hormonais e neuronais. O profissional de educação física tem a responsabilidade de incentivar essas três vias e garantir a segurança durante o treino, por meio da manipulação das variáveis de treinamento.


No que tange às calorias, 3/4 do que comemos está na taxa metabólica basal e de 15 a 30% é utilizado na atividade física. A dieta e o treino contribuem para a modificação da taxa metabólica basal. Em uma corrida, são gastas em média 500 calorias e, do outro lado, um sanduíche de uma rede de fast foods pode ter mais calorias do que essa quantidade.


Um estudo longitudinal, que considerou o efeito da atividade física no gasto calórico, analisou participantes que interrompiam o treino ao atingir um determinado número de calorias. Ficou evidenciado que, nessas situações, a perda de peso foi reduzida, uma vez que não houve uma personalização das variáveis.


A resposta fisiológica está condicionada à adequação dos nutrientes. Além disso, as variáveis de intensidade relativa, controle de carga e frequência cardíaca devem ser consideradas durante uma caminhada, a fim de garantir resultados eficazes.


Nutrientes, Intensidade e Resultados Fisiológicos


Nesse sentido, a intensidade é importante para gerar adaptação, no entanto, promove um baixo consumo energético. No estudo do metabolismo, aprende-se sobre o metabolismo de cada macronutriente de forma isolada; no entanto, todos esses processos ocorrem de forma simultânea. A única molécula que promove gasto energético é o ATP, responsável pelo verdadeiro processo de contração muscular.


Prática Clínica


Por fim, o profissional do mundo fitness deve estar em constante atualização e nunca parar de estudar, pois quanto maior o conhecimento, mais dúvidas surgirão. Para se destacar, não deve ter medo de ser diferente. Além disso, é importante lembrar que lidamos com pessoas e não apenas com números.


Continue Estudando...





Referências Bibliográficas


Donnelly JE, Kirk EP, Jacobsen DJ, Hill JO, Sullivan DK, Johnson SL. Effects of 16 mo of verified, supervised aerobic exercise on macronutrient intake in overweight men and women: the Midwest Exercise Trial. Am J Clin Nutr. 2003 Nov;78(5):950-6. doi: 10.1093/ajcn/78.5.950. PMID: 14594781.

bottom of page