top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Probióticos e Saúde da Mulher: Qual a relação?

O uso de probióticos nas doenças reprodutivas têm sido cada vez mais estudado. Nesse contexto, os probióticos podem exercer efeitos benéficos à saúde da mulher melhorando alguns distúrbios ginecológicos como a infecções e até mesmo a SOP. Leia para saber mais sobre este tema. 



Table of Contents


O que são os Probióticos?


Inicialmente os probióticos são definidos como  microrganismos vivos que conferem efeitos benéficos à saúde humana quando administrados em doses adequadas. Nesse contexto, para a saúde da mulher as bactérias ácido-láticas como Lactobacillus e Bifidobacterium são as mais utilizadas no que se refere à saúde feminina. Nesse contexto, a admiração dos probióticos pela via oral ou vaginal tem a sua colonização direta no sentido de restaurar a microbiota local e restabelecer o ambiente normal, interferindo na progressão de diversas desordens. 


Aplicabilidade dos Probióticos


Assim, o consumo de probióticos tem aplicabilidade clínica comprovada por meio de diversos estudos que relacionam a melhora do quadro de infecções vulvoganinais. Além disso, o uso de probiol itps pode ser uma alternativa para complementar o tratamento da SOP tendo em vista que as terapêuticas para tal distúrbio devem contemplar várias áreas como mudança da alimentação, prática de atividade física bem como a terapia medicamentosa para melhora dos quadros de resistência à insulina por exemplo. 


Benefícios dos Probióticos na Saúde da Mulher


Assim, a administração dos probióticos reflete na melhora da saúde intestinal, nos quesitos relacionados ao comportamento e ao humor, bem como ao aumento da microbiota saudável oque dificulta a instalação de microrganismos patogênicos e  consequentemente o desenvolvimento de doenças. 


Prática Clínica


Dessa forma, são muitas as aplicabilidades dos probióticos no que diz respeito à saúde da mulher. Assim, desde questões relacionadas ao intestino, até questões ligadas ao comportamento e as questões ginecológicas. Posto isso, Lactobacilli sp, L. acidophilusKS400 , L. rhamnosus,  Lactobacillus casei e  Bifidobacterium bifidum, são as cepas que apresentam os resultados mais consistentes na literatura cientifica a respeito dos benefícios na saúde da mulher. Podendo ser utilizados com dosagens específicas de modo que se respeite a individualidade de cada paciente e suas condições fisiológicas. 


Continue Estudando...


Sugestão de estudo: Probióticos




Assista  na plataforma Science Play: Fast Tracks – Nutrição Materno-Infantil Webinar de probióticos infantil – Enfamil


Referências Bibliográficas


NORFUAD, Farisha Alia; MOKHTAR, Mohd Helmy; AZURAH, Abdul Ghani Nur. Beneficial Effects of Probiotics on Benign Gynaecological Disorders: a review. Nutrients, [S.L.], v. 15, n. 12, p. 2733, 13 jun. 2023. MDPI AG.

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page