top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Quais benefícios do uso da azeite de oliva extra virgem?

O azeite de oliva extra virgem tem sido reconhecido como um componente essencial da dieta mediterrânea, associada a inúmeros benefícios para a saúde humana, especialmente na redução do risco de doenças cardiovasculares. Embora o ácido oleico, principal ácido graxo presente no azeite, seja considerado importante para esses efeitos, esse óleo possui outras propriedades biológicas que dependem ou são potencializadas por outros componentes presentes. 



Table of ContentsToggle

Azeite de Oliva Extra Virgem e Saúde 

Pesquisas recentes sobre o efeito benéfico do azeite, especialmente em combinação com dietas de estilo mediterrâneo, estão se concentrando na definição de seus efeitos sobre novos fatores de risco cardiovascular, como inflamação, estresse oxidativo, coagulação, agregação plaquetária, fibrinólise, função endotelial ou lipídios, ou na modulação das condições que predispõem as pessoas a eventos cardiovasculares, como obesidade, síndrome metabólica ou diabetes tipo 2.

O consumo de uma dieta mediterrânea rica em azeite de oliva extra virgem tem sido associado a múltiplos efeitos benéficos na redução do risco de doenças cardiovasculares. Esses efeitos incluem a desaceleração das fases iniciais do desenvolvimento da aterosclerose, um perfil lipídico favorável, redução da pressão arterial, diminuição da lipemia pós-prandial, redução parcial dos efeitos prejudiciais do tabagismo, diminuição do estresse oxidativo e da inflamação, melhoria da função endotelial e criação de um ambiente menos propenso a trombose. Além disso, demonstrou-se um melhor controle glicêmico com redução da incidência e controle de outras doenças crônicas, como síndrome metabólica e diabetes tipo 2.

Essas propriedades saudáveis têm sido atribuídas principalmente ao alto teor de azeite de oliva extravirgem e à alta proporção de frutas, legumes, grãos e peixes na dieta mediterrânea. Embora a literatura atual forneça evidências dos efeitos benéficos do consumo de azeite em humanos, sozinho ou especialmente em combinação com uma dieta mediterrânea, são necessários mais estudos para compreender totalmente o efeito dos componentes na saúde humana. O azeite de oliva extra virgem é muito mais do que uma gordura saudável. Seus benefícios vão além da saúde cardiovascular, abrangendo a redução de fatores de risco, controle de doenças crônicas e promoção da saúde geral. Portanto, incluí-lo em sua dieta pode ser uma escolha inteligente. 

Prática Clínica

O uso do azeite de oliva extra virgem tem demonstrado ser uma estratégia promissora para promover a saúde e prevenir doenças. Seus efeitos benéficos na redução do risco de doenças cardiovasculares, controle do diabetes tipo 2, melhoria da função endotelial e redução da inflamação são especialmente relevantes na abordagem clínica. Além disso, é uma opção saudável de substituição de outras gorduras na dieta, contribuindo para a promoção de uma alimentação equilibrada e nutritiva. 

Referências Bibliográficas 

Assista o vídeo na Science Play com Marcelo Santos: Função cardíaca e perfil lipídico

Yubero-Serrano EM, Lopez-Moreno J, Gomez-Delgado F, Lopez-Miranda J. Extra virgin olive oil: More than a healthy fat. Eur J Clin Nutr. 2019;72(Suppl 1):8-17. doi:10.1038/s41430-018-0304-x 

Classifique esse post

2 visualizações

Comments


bottom of page