top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Quando suplementar ferro em atletas?

Quando o assunto é nutrição esportiva, uma das primeiras preocupações de todo nutricionista está no status de ferro do seu paciente. Dentro desse contexto, o ferro é um dos micronutrientes mais indispensáveis à saúde, por suas centenas de funções no corpo. Por isso, saber quando suplementá-lo para os pacientes é fundamental. Descubra como fazer esse processo corretamente logo a seguir! 



Table of ContentsToggle

Relevância do Ferro no Organismo

De início, o ferro é um mineral indispensável ao corpo. Dentre as suas principais funções está o transporte de oxigênio para os tecidos, papel no metabolismo celular, na respiração, além da função imunológica. Somado a isso, o equilíbrio entre sua parte absorvida e aquela que é excretado pelo organismo se dá de maneira extremamente regulada, para que os níveis de ferritina (proteína de armazenamento do ferro) estejam sempre adequados.

Ferro vs. Esporte

No entanto, comumente, os atletas sofrem um desequilíbrio em seus estoques, principalmente as mulheres, devido também às perdas menstruais mensais. Ademais, o exercício físico quando praticado de maneira regular em altos níveis de intensidade, também interfere no metabolismo do ferro. Assim, a suplementação pode ser uma estratégia complementar, na prática clínica, para melhorar a saúde e também o rendimento esportivo. 

Quando suplementar o ferro?

A suplementação não deve ser feita apenas quando o atleta apresentar anemia ferropriva já instalada. Logo, atuar de maneira preventiva é fundamental para que este paciente não perca rendimento esportivo. Além disso, analisar cuidadosamente os níveis de ferritina  e os demais parâmetros hematimétricos, auxilia na identificação da necessidade de suplementação. 

Prática Clínica

Portanto, a suplementação pode auxiliar na manutenção e na melhora do desempenho esportivo, reduzir os níveis de fadiga durante o exercício e também a entrega de oxigênio para os tecidos. Logo, buscar alternativas de suplementos com maior absorção a exemplo do ferro lipossomal potencializa as estratégias de suplementação entre os atletas. 

Referências Bibliográficas

Assista  na plataforma Science Play o  Fast Track – Nutrição Esportiva Segurança no Uso de Suplementos por Atletas Adolescentes

Artigo: RUBEOR, Amity; GOOJHA, Carmen; MANNING, Jeffrey; WHITE, Jordan. Does Iron Supplementation Improve Performance in Iron-Deficient Nonanemic Athletes? Sports Health: A Multidisciplinary Approach, [S.L.], v. 10, n. 5, p. 400-405, 24 maio 2018. SAGE Publications. http://dx.doi.org/10.1177/1941738118777488. 

Classifique esse post

4 visualizações

Comments


bottom of page