top of page

Receita de Ovo de Páscoa de Chocolate Amargo

A páscoa é uma festividade cristã, a qual é repleta de símbolos e celebrações. Na tradição mais antiga, o comum era trocar ovos de galinha tingidos e pintados, mas na atualidade o costume se baseia em na troca de ovos de chocolate. Com isso, os ovos de chocolate são símbolos modernos associados à felicidade, os quais são trocados como presente para celebrar essa data comemorativa. No mercado existem vários tipos de ovos de páscoa, os quais incluem ovo de páscoa clássico, gourmet, trufado, decorado, de colher, low carb, zero açúcar, proteico, zero lactose, sem glúten, vegano, rico em fibras, bem como os de chocolate amargo. 

Os ovos de páscoa de chocolate amargo são ótimas opções para quem busca opções mais saudáveis dentre as outras opções presentes no mercado. Isso se deve ao fato de que este chocolate possui em sua composição vários compostos e micronutrientes que são benéficos para a saúde do organismo como um todo. Como exemplo, o chocolate amargo possui uma quantidade considerável de fibra solúvel e é minerais, como o ferro, magnésio, cobre e manganês. 

A matéria-prima do chocolate é o cacau, este contém mais antioxidantes fenólicos do que a maioria dos alimentos, contribuindo com cerca de 10% do peso seco do grão inteiro. Na produção do chocolate ocorrem várias etapas que envolvem a  fermentação, secagem, torrefação, moagem e refino do nib, conchagem, e têmpera de grãos de cacau. Devido a esse processo, os compostos antioxidantes do chocolate são menores do que os grãos de cacau originais, levando a diferentes efeitos à saúde. Apesar disso, na indústria de alimentos já existem alegações de alimento funcional para bebidas com chocolate amargo e ricos em flavonóides. 



Table of ContentsToggle

Efeitos Antioxidantes e Anti-Inflamatórios

O chocolate é rico em polifenóis, como os flavonoides, que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e têm efeito protetor contra doenças degenerativas. O teor de polifenóis do chocolate depende de muitos fatores, alguns relacionados à matéria-prima e outros relacionados ao processamento. Com isso, experimentos in vitro concluíram que os polifenóis do cacau são poderosos sequestradores de radicais livres.

Na prática, estudos mostram que a ingestão de chocolate com alto teor de polifenóis durante esforço intenso e prolongado melhorou o status antioxidante e a resposta ao estresse oxidativo. Vale destacar que apesar de vários estudos apresentarem resultados positivos, alguns dados são controversos, ou seja, a suplementação crônica de chocolate em algumas pesquisas não mostraram elevação dos marcadores antioxidantes em humanos.

Efeitos no Sistema Nervoso, Humor e Cognição

Para que possa exercer funções no cérebro, os polifenóis precisam ter a capacidade de atravessar a barreira hematoencefálica, logo quanto maior a sua lipofilicidade, maior a capacidade de entrar no cérebro. Diante disso, estudos mostram a potencial capacidade das catequinas e das epicatequinas, polifenóis advindos do cacau, em atravessar a  barreira hematoencefálica. Como resultado observa-se uma síntese reduzida de mediadores relacionados ao estresse, como cortisol e catecolaminas, em indivíduos altamente ansiosos que consumiam chocolate. 

Receita do Ovo de Páscoa de Chocolate Amargo

Diante do que foi comentado acima segue aqui uma receita de ovo de páscoa de chocolate amargo para alegrar sua páscoa de forma mais saudável!

Ingredientes

Para a casquinha de chocolate:

  1. 240g de chocolate amargo

  2. Forma para ovo de páscoa 

Para o recheio:

  1. 150 g de chocolate amargo

  2. 100 g de creme de leite

  3. 3 morangos

Modo de Preparo

Modo de Preparo da Casquinha de Chocolate:

  1. Pique o chocolate amargo em pedaços pequenos.

  2. Derreta 160g  de chocolate em banho maria ou no microondas (30 em 30 segundos, mexendo sempre nos intervalos).

  3. Após derretido, acrescente o restante do chocolate e com o auxílio de uma espátula mexa bem para encorpar o restante do chocolate. 

  4. Após isso, faça a primeira camada de chocolate na forma de ovo de páscoa e leve à geladeira por 5 minutos para endurecer.

  5. Retire do congelador e adicione mais uma camada de chocolate e leve de volta à geladeira, por mais 5 minutos e reserve. 

Modo de Preparo do Recheio:

  1. Pique o chocolate amargo em pedaços pequenos.

  2. Derreta o chocolate em banho maria ou no microondas (30 em 30 segundos, mexendo sempre nos intervalos).

  3. Após o chocolate estar derretido, adicione o creme de leite e misture com o auxílio de uma espátula. 

  4. Deixe o recheio descansar por 30 minutos.

  5. Depois disso, adicione o recheio na casquinha de chocolate.

  6. Para decorar utilize morangos inteiros ou fatiados. 

Referências Bibliográficas

Artigo Chocolate amargo: Zugravu C, Otelea MR. Dark Chocolate: To Eat or Not to Eat? A Review. J AOAC Int. 2019;102(5):1388-1396. doi:10.5740/jaoacint.19-0132

Artigo Composição chocolate amargo: Food Data Central. Usda.gov. Chocolate, dark, 70-85% cacao solids. Published 2023. https://fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/170273/nutrients

Classifique esse post

1 visualização

Comments


bottom of page