top of page

Síndrome dos Ovários Policísticos na Prática Clínica

Uma das principais causas de infertilidade feminina se dá em função da síndrome dos ovários policísticos (SOP). Esse distúrbio endócrino afeta a maioria das mulheres em idade reprodutiva e possui uma fisiopatologia complexa. Assim, resumimos aqui, tudo que você precisa saber sobre a SOP para incorporar as melhores estratégias em sua prática clínica. Leia a seguir. 



Table of ContentsToggle

Síndrome dos Ovários Policísticos e Qualidade de Vida

De início, a SOP está fortemente associada à irregularidade menstrual e ao ganho de peso, culminando com a obesidade, além de hirsutismo e da acne. Assim, tais problemas afetam a qualidade de vida da mulher, sendo necessárias a combinação de diferentes estratégias nutricionais associadas à mudança no estilo de vida, a fim de reduzir tais sintomas. No mais, as mulheres portadoras dessa síndrome, apresentam um ambiente inflamatório crônico, que afeta o sistema reprodutor femnino, além de outros órgãos. Além disso, a disfunção das células do sistema imune em conjunto com o aumento da produção de citocinas, piora o quadro de resistência à insulina, desregulando vias importantes do controle do metabolismo, precisamente da metabolização dos carboidratos. 

Estratégias Nutricionais na Síndrome dos Ovários Policísticos

Nesse prisma, melhorar a qualidade das fontes de carboidrato da dieta das pacientes portadoras de SOP é a primeira estratégia nutricional a ser adotada no consultório, priorizando as fontes de carboidratos integrais. Além disso,  reduzir  o consumo de carboidratos refinados , além dos açúcares de adição ́ é fundamental para melhorar tal quadro.   Além disso, apesar de ser um tema recente, o cuidado com o intestino das pacientes com SOP também deve ser uma preocupação. Dessa forma, descobertas recentes mostram que a microbiota de mulher com SOP se diferencia da microbiota das mulheres saudáveis, sugerindo assim, que a disbiose pode gravar o quadro da SOP.  Logo, os pré e probióticos são auxiliares importantes na prática clínica.  Além disso, o uso de fitoterápicos com ação anti-inflamatória como a curcumina  e o óleo de alho também podem ser associados ao tratamento a fim de devolver a qualidade de vida para essas pacientes.

Prática Clínica

Portanto, recapitulando as principais estratégias nutricionais para a melhora da SOP são: controle do consumo de carboidratos refinados, uso de pré e probióticos, além do uso de fitoterápicos e as mudanças no estilo de vida como a prática diária de exercício físico. 

Referências Bibliográficas

Assista o Fast Tracks na plataforma Science Play – Nutrição Clínica e Endocrinologia Diagnóstico e Manejo da Síndrome do Ovário Policístico

Artigo: Dysregulation of immune response in PCOS organ system Wang J, Yin T, Liu S. Dysregulation of immune response in PCOS organ system. Front Immunol. 2023;14:1169232. Published 2023 May 5. doi:10.3389/fimmu.2023.1169232

Classifique esse post

0 visualização

Commentaires


bottom of page