▷ SCIENCE PLAY ▷ SCIENCE PLAY

Suco de beterraba e seu poder em melhorar o desempenho cardíaco de hipertensos

Brunno Falcão

3 min

24 de jul. de 2023

A hipertensão arterial é uma das doenças crônicas mais comuns de serem encontradas em nosso dia a dia. Trabalhar com recursos naturais, mudança no estilo de vida, são fatores essenciais para controle, diminuindo o risco de agravamento ou óbito. Sendo assim, a literatura tem se empenhado em entender como o suco de beterraba atua no manejo de pacientes hipertensos.  Table of Contents Toggle Suco de Beterraba no Tratamento da Hipertensão na Literatura Função Endotelial de Hipertensos e Suco de Beterraba Prática Clínica Referências Bibliográficas  Suco de Beterraba no Tratamento da Hipertensão na Literatura Tenho certeza que você já se deparou com diversos paciente em seu consultório relatando que utilizam medicamentos para controle da pressão arterial, porém nem sempre esses conseguem manter um equilíbrio pressórico e uma situação bastante comum é acabarem indo para na emergência de algum hospital.

Diante disso, foi realizado um estudo pela UFRJ em 2022 e publicado em 2023. Esse estudo avaliou os efeitos agudos de 500 mL de suco de beterraba rico em nitrato (SB; contendo 11,5mmol NO3–) na pressão arterial e na função endotelial em pacientes hipertensos tratados. O estudo foi realizado com hipertensos, idade entre 40 e 70 anos, de ambos os sexos, em uso regular de anti-hipertensivos, eles foram acompanhados no ambulatório de cardiologia da UFRJ e admitidos em um estudo randomizado, cruzado, placebo-controlado. Função Endotelial de Hipertensos e Suco de Beterraba A função endotelial desempenha um papel crucial na regulação da pressão arterial e no desenvolvimento da hipertensão. O endotélio é uma camada de células que reveste internamente os vasos sanguíneos, incluindo as artérias. Ele atua como uma barreira física entre o sangue e as paredes dos vasos e desencadeia uma variedade de respostas bioquímicas em resposta a diferentes estímulos. No caso dos pacientes hipertensos, o endotélio pode apresentar disfunção. Isso significa que suas células não funcionam adequadamente, comprometendo sua capacidade de regular o tônus vascular, o fluxo sanguíneo e a pressão arterial. Vários mecanismos estão envolvidos na disfunção endotelial em pacientes hipertensos, incluindo: Produção reduzida de óxido nítrico (NO), aumento da produção de espécies reativas de oxigênio (EROs), inflamação, disfunção das células progenitoras endoteliais. A disfunção endotelial em pacientes hipertensos contribui para a progressão da doença, aumentando a resistência vascular periférica e, consequentemente, elevando a pressão arterial. Além disso, a disfunção endotelial está associada a um maior risco de complicações cardiovasculares, como doença arterial coronariana, acidente vascular cerebral e doença renal crônica. O tratamento da disfunção endotelial em pacientes hipertensos envolve o controle da pressão arterial por meio de medicamentos anti-hipertensivos, bem como a adoção de um estilo de vida saudável, incluindo dieta equilibrada, atividade física regular, cessação do tabagismo e redução do estresse. Essas medidas podem ajudar a melhorar a função endotelial e reduzir o risco de complicações cardiovasculares associadas à hipertensão. Prática Clínica Dessa forma, a pesquisa mostrou que beber suco de beterraba teve efeitos positivos imediatos nos vasos sanguíneos de hipertensos. Isso resultou em uma melhor saúde do coração, melhor função de contração muscular e melhora na função endotelial (células que revestem os vasos sanguíneos). Este é o primeiro estudo a mostrar esses benefícios do suco de beterraba em pessoas com pressão alta. No entanto, mais pesquisas são necessárias para entender melhor como esses efeitos ocorrem, especialmente em pessoas com hipertensão e outros fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Referências Bibliográficas  Sugestão de Leitura: Suco de Beterraba e Pressão Arterial: Qual a relação? Sugestão de Leitura: Qual a relação da alta ingestão de sal e a pressão arterial? Mattos S, Cunha MR, Marques BC, d´El-Rei J, Baião DS, Paschoalin VMF, Oigman W, et al. Efeitos Agudos do Nitrato Dietético na Pressão Central e Desempenho Cardíaco em Hipertensos: Estudo Cruzado, Randomizado e Placebo-Controlado . Arq. Bras. Cardiol. 2023;120(1):e20220209. Classifique esse post #pressãoarterial #sucodebeterraba