top of page

Suco de melancia melhora a performance esportiva?

Ao longo dos últimos 5 anos, a melancia ganhou um destaque nas mídias sociais por ser indicada como um alimento que melhora a performance esportiva durante o exercício físico. Isso se deve pelo fato de que a fruta apresenta uma alta concentração de citrulina. Este é um aminoácido não essencial produzido pelo corpo. Mas será que o suco de melancia melhora a performance esportiva?

A partir de estudos previamente realizados, espera-se que a suplementação de citrulina tenha um efeito vasodilatador, uma vez que o aminoácido auxilia no aumento dos níveis plasmáticos de arginina e da produção de óxido nítrico. Ademais, também poderia ser utilizada como um tamponante para a amônia em excesso, que é liberada durante um exercício de alta intensidade.



Table of ContentsToggle

Suco de melancia melhora a performance esportiva?

Foi realizado um ensaio clínico, visando examinar o efeito da suplementação de L-citrulina ou suco de melancia em alguns fatores que demonstram melhorar a performance esportiva. O estudo, denominado “The effect of l-citrulline and watermelon juice supplementation on anaerobic and aerobic exercise performance”, avaliou 22 participantes (11 homens e 11 mulheres), membros de times universitários, em 3 ocasiões, às quais correspondiam aos diferentes tipos de suplementação (L-citrulina em solução de sacarose, suco de melancia e placebo).

As avaliações realizadas foram: vasodilatação mediada por fluxo, número máximo total de repetições no supino, tempo até exaustão, VO2máx e limiar anaeróbico. Como resultado, nenhuma suplementação aumentou significativamente os índices avaliados no estudo, em comparação com o placebo.

No entanto, o ensaio possui algumas limitações como a falta de medida direta para a concentração de citrulina específica em cada suco de melancia e a facilidade do participante em diferenciar os suplementos (suco de melancia e L-citrulina em solução de sacarose).

Prática Clínica

Assim, após uma vasta revisão, não se encontrou dados científicos suficientes na literatura que comprovem os benefícios da suplementação do suco de melancia ou da citrulina para melhora da performance esportiva durante o exercício físico. Dessa forma, é necessário outros estudos para garantir a eficácia ou ineficácia da suplementação de L-citrulina.

Referências: 

CUTRUFELLO, Paul T.; GADOMSKI, Stephen J.; ZAVORSKY, Gerald S.. The effect of l-citrulline and watermelon juice supplementation on anaerobic and aerobic exercise performance. Journal Of Sports Sciences, [S.L.], v. 33, n. 14, p. 1459-1466, 17 dez. 2014. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/02640414.2014.990495.

PÉREZ-GUISADO, Joaquín; JAKEMAN, Philip M. Citrulline Malate Enhances Athletic Anaerobic Performance and Relieves Muscle Soreness. Journal Of Strength And Conditioning Research, [S.L.], v. 24, n. 5, p. 1215-1222, maio 2010. Ovid Technologies (Wolters Kluwer Health). http://dx.doi.org/10.1519/jsc.0b013e3181cb28e0.

Classifique esse post

7 visualizações

Comentarios


bottom of page