top of page

Suplementação de Carboidratos Além do Endurance

Os carboidratos são amplamente recomendados para esportes, principalmente aqueles caracterizados como endurance. No entanto, a suplementação com carboidratos é relevante também para esportes de resistência e força como a musculação. Entenda mais a seguir. 



Table of ContentsToggle

Carboidratos e Esportes 

Inicialmente, os carboidratos dietéticos são os substratos energéticos de primeira escolha do organismo, para as demandas metabólicas de alta intensidade. Desse modo, seu uso está muito relacionado ao endurance. Além disso, sua periodização durante os períodos pré, intra e pós treino já são bem estabelecidas. Mas, não apenas no endurance os carboidratos possuem certa relevância, mas também, dentro do contexto dos esportes de força como a musculação. 

Assim, uma revisão sistemática analisou o efeito da ingestão de CHO  na musculação avaliando o desempenho durante as sessões de treinamento. Nesse sentido, os carboidratos fornecidos em uma refeição, dentro de um planejamento alimentar adequado, possibilita a melhora no desenho do atleta. Nesse sentido, você nutricionista exerce um papel crucial no rendimento do atleta ao estabelecer as estratégias nutricionais mais assertivas. 

Qual melhor horário de ingestão de carboidratos? 

No mais, a ingestão de carboidratos, em forma de comida ou de suplementos no período de 30 a 60 minutos antes de uma sessão de musculação, está diretamente relacionada ao aumento  da performance e rendimento no treino. Dessa forma, priorizar a oferta de CHO de rápida absorção neste momento, é uma estratégia válida a fim de beneficiar o desempenho. Além disso, em alguns casos, o aumento da quantidade diária pode ser válido, ultrapassando os 65% de distribuição. 

Prática Clínica

Portanto, os carboidratos são fundamentais dentro dos esportes, principalmente da musculação. Nesse sentido, analisar as necessidades individuais de cada atleta e estabelecer as quantidades corretas de CHO é crucial para que este tenha uma boa performance dentro das sessões de musculação. Vale ressaltar que as refeições pré treino a,bem são importantes para o fornecimento de energia rápida para o exercício, que podem ser feitas de 30 a 60 minutos antes do treino. 

Referências Bibliográficas

Assista  na plataforma Science Play  Fast Tracks – Nutrição Esportiva Proporção de Carboidratos para a Recuperação Muscular 4-1 Ainda está Valendo?

Henselmans M, Bjørnsen T, Hedderman R, Vårvik FT. TThe Effect of Carbohydrate Intake on Strength and Resistance Training Performance: A Systematic Review. Nutrients. 2022;14(4):856. Published 2022 Feb 18. doi:10.3390/nu14040856

Classifique esse post

5 visualizações

Commenti


bottom of page