top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Suplementos para Combater a Sarcopenia

A desnutrição e a sarcopenia são condições patológicas comuns entre a população idosa. Dessa forma, tais patologias de maneira isolada ou combinadas entre si, representam uma grave ameaça à saúde, à qualidade de vida e à independência dos mais velhos. Nesse sentido, identificar e corrigir tais agravos é uma das funções do nutricionista que atende tal população, Assim, apresentamos aqui os principais suplementos nutricionistas para o combate à sarcopenia. Acompanhe a seguir. 



Table of ContentsToggle

Sarcopenia vs. Qualidade de Vida

Logo de início, os idosos que já apresentam um quadro de subnutrição/desnutrição, podem progredir para o quadro de sarcopenia, que é caracterizado como uma redução progressiva da capacidade funcional muscular e também da quantidade dessa musculatura. Acrescido a isso, tais condições promovem uma série de complicações como a incapacidade de mobilidade, fazendo com que o indivíduo fique dependente de terceiros, aumento do número de quedas, fraqueza e fraturas. Assim, para evitar hospitalizações, o suporte nutricional é ferramenta chave no cuidado dessa população. 

Nesse sentido,  alguns nutrientes específicos podem ser utilizados com vistas a potencializar a qualidade muscular dos idosos. Assim, é possível melhorar a qualidade muscular, a força e também a funcionalidade mitigando a sarcopenia. 

Proteínas na Sarcopenia

Logo, a suplementação de proteína apresenta efeitos positivos nessa população que naturalmente apresenta um consumo reduzido deste nutriente. A recomendação varia de 1 a 1,5 de proteína por Kg/p podendo ser ajustada a depender do nível de desnutrição. Assim,  o Whey Protein mostra-se como o melhor tipo de suplemento proteico para aumentar a musculatura entre os idosos. 

Vitamina D na Sarcopenia

Associado a isso, outro nutriente fundamental para a saúde muscular e redução da sarcopenia é a vitamina D. No que se refere aos idosos, a suplementação mostra-se ainda mais necessária tendo em vista a baixa exposição solar, o que sabidamente reduz a síntese endógena. 

HMB na Sarcopenia

Além disso, estudos demonstram que a utilização de β-hidroximetilbutirato (HMB), desempenha propriedades anabólicas pela ativação da mTOR, bem como do IGF-1, estimulando a síntese proteica. Além desses efeitos, dados apontam que a suplementação de HMB atua na inibição da degradação proteica pela via ubiquitina proteassoma, contribuindo para melhora da disfunção muscular. 

Prática Clínica

Portanto, é evidente que a nutrição desempenha um papel chave no controle e na melhora da sarcopenia entre os idosos. Nesse sentido,  os melhores suplementos nutricionais para combater a sarcopenia são: whey protein, vitamina D e o HMB com fortes evidências científicas de melhora da qualidade musculoesquelética e da força. Logo, restaurar a massa muscular do idoso através de estratégias nutricionais simples é promover mais saúde, qualidade de vida, autonomia e bem estar para esta população. 

Referências Bibliográficas

Leia mais sobre o tema: Suplementação de HMB e Hipertrofia

Biomarker Changes in Response to a 12-Week Supplementation of an Oral Nutritional Supplement Enriched with Protein, Vitamin D and HMB in Malnourished Community Dwelling Older Adults with Sarcopenia  Pereira SL, Shoemaker ME, Gawel S, Davis GJ, Luo M, Mustad VA, Cramer JT. Biomarker Changes in Response to a 12-Week Supplementation of an Oral Nutritional Supplement Enriched with Protein, Vitamin D and HMB in Malnourished Community Dwelling Older Adults with Sarcopenia. Nutrients. 2022; 14(6):1196. https://doi.org/10.3390/nu14061196

Classifique esse post

1 visualização

Comments


bottom of page