top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Treinamento Online Gera Resultados?

Os métodos de treinamento online já existem há algum tempo. Porém, durante o período de pandemia da COVID-19 e também no atual período pós pandêmico, houve uma ascensão na procura por treinos à distância. Assim, com a necessidade de não sair nas ruas, aliado ao estilo de vida moderno, a escassez de tempo e o crescente número de serviços home office,  o treino em casa mostrou-se como a melhor opção para quem deseja se manter fisicamente ativo. Mas, será que o treinamento online gera realmente resultados? Descubra a seguir.  



Table of ContentsToggle

COVID-19 x Atividade Física 

Inicialmente, para determinar os benefícios do treino online, é necessário relembrar do surto de coronavírus que impossibilitou o funcionamento das academias, bem como espaços de esporte e lazer como os clubes recreativos e também os parques. Nesse cenário caótico, as pessoas foram obrigadas a ficar em casa e os hábitos rotineiros de atividade física, em sua maioria, foram deixados de lado. Nesse contexto, houve uma crescente procura por métodos de treinamento a distância, para aqueles que desejavam manter-se ativos, um cenário no qual os profissionais de educação física foram obrigados a migrar para o meio digital.  Porém, ainda eram incertos os potenciais resultados que essas novas metodologias poderiam proporcionar. Assim, diversas pesquisas foram realizadas a fim de descobrir se o treinamento online promovia bons resultados. 

Interpretando a Literatura

Tendo isso em vista, dados apontam que a busca na internet, nos sites, aplicativos e nas redes sociais cresceu consideravelmente por termos como “treino em casa” e “treino online”. Apesar do número de adeptos ter se elevado, muitas pessoas ainda tinham dúvida quanto aos resultados do treino a distância. Logo, um estudo publicado no ano de 2022 na revista Sports comparou a realização de três programas de treinamento diferentes, sendo compostos por um total de 15 treinos, em que foram realizadas três sessões por semana. Além disso, os participantes foram divididos em três grupos: um grupo de livestreaming supervisionado (LS), outro não supervisionado após uma gravação de vídeo (VR) e o último não supervisionado após apenas um programa de treinamento escrito (WP).

Resultados na Literatura

Nesse estudo, o programa de treinamento teve duração de 5 semanas, e as variáveis como equilíbrio, força, flexibilidade e aptidão cardiorrespiratória foram mensuradas. Desse modo, os pesquisadores identificaram uma alta taxa de adesão ao treino, chegando a 93,3%  no grupo LS, que foi supervisionado no momento de realização do exercício. Além disso, apesar dos valores de IMC não terem sofrido redução, os valores de circunferência abdominal diminuíram significativamente em todos os grupos. Ademais, os parâmetros de aptidão física, força, flexibilidade e capacidade cardiorrespiratória obtiveram melhoras significativas também entre os 3 métodos de treinamento, com resultados superiores para aqueles do grupo LS. Nesse sentido, a realização de exercícios online é capaz de gerar resultados positivos na saúde, no bem estar físico e social.

Prática Clínica

Assim, os métodos de treinamento online mostram-se como ferramentas auxiliares para que os indivíduos consigam manter-se fisicamente ativos. Nesse sentido, utilizar as ferramentas digitais ao nosso favor é fundamental para a integração social e também para a promoção da saúde, pois tais métodos são capazes de gerar bons resultados. De maneira prática, a realização de exercícios por no mínimo três vezes por semana como preconiza a OMS, já é capaz de prevenir inúmeras DCNTs e aumentar a qualidade de vida, seja com o acompanhamento do treino feito de forma remota ou presencial. 

Referências Bibliográficas

Artigo: Eficácia de diferentes modalidades de treinamento online  Daveri M, Fusco A, Cortis C, Mascherini G. Eficácia de diferentes modalidades de treinamento on-line remoto em jovens saudáveis ​​do sexo masculino. Esportes . 2022; 10(11):170. https://doi.org/10.3390/sports10110170

Classifique esse post

2 visualizações

Σχόλια


bottom of page