top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Urolitinas: Composto Nutricional Para Manter o Cérebro Saudável

Existe atualmente, uma projeção para que até 2050, cerca de 130 milhões de indivíduos apresentem o diagnóstico de demência ou comprometimento cognitivo leve. Dentro desse aspecto, a necessidade de buscar meios para um envelhecimento saudável se torna crescente. Inicialmente, promover um envelhecimento saudável não é uma tarefa fácil. Porém, você nutricionista, tem destaque nesse quesito, visto que, a alimentação é fator chave para a prevenção de inúmeras doenças. Nesse sentido, entender a ação dos compostos nutricionais com função anti inflamatória e antioxidante, é fundamental para traçar as melhores estratégias nutricionais.



Table of ContentsToggle

O que são as urolitinas e qual sua função no cérebro?

As urolitinas, são uma classe de compostos bioativos, estudados recentemente, cuja ação na redução da neuroinflamação é expressiva. Além disso, a  classe de moléculas denominadas Uros são amplamente encontradas em alimentos como a romã, nozes, nas frutas vermelhas em geral e também algumas plantas medicinais, a exemplo da galla chinensis, chebulae fructus e  a folha de espinheiro. Logo, os polifenóis presentes nesses alimentos são compostos que contribuem para o bom funcionamento cerebral e impactam no envelhecimento saudável.

Eixo Intestino-Cérebro

No mais, vale ressaltar que, a bioconversão das urolitinas diminui significativamente com o envelhecimento, sendo necessária a suplementação desses componentes. Somado a isso, o perfil de microbiota intestinal influencia também no processo de bioconversão, sendo um ponto de atenção, pois as comunicações bidirecionais entre o intestino, o microbioma intestinal e o SNC são altamente dinâmicas. 

Prática Clínica

Dessa maneira, as urolitinas são compostos chaves para promoção de um envelhecimento saudável, sendo importantes para saúde cerebral. Logo, a suplementação do extrato de roma (237mL) por 4 semanas melhora a ativação cerebral. Além disso, a inclusão de frutas vermelhas no planejamento alimentar  que desempenham ação antioxidante, também é uma estratégia nutricional poderosa com vistas a manutenção da saúde do cérebro. 

Referências Bibliográficas

Assista  na plataforma Science Play Arnold Conference Experience 2020 Melhorando o Cérebro Através do Corpo

Artigo: Urolithins: A Prospective Alternative against Brain Aging An L, Lu Q, Wang K, Wang Y. Urolithins: A Prospective Alternative against Brain Aging. Nutrients. 2023; 15(18):3884. https://doi.org/10.3390/nu15183884

Classifique esse post

0 visualização

Comentarios


bottom of page