top of page

Zinco

O zinco é um micronutriente que deve estar presente na dieta humana e ser ingerido em pequenas quantidades diárias, sendo um importantíssimo cofator de mais de 100 enzimas no corpo humano. A deficiência de zinco pode levar à retardo de crescimento, diarreia, alopecia, glossite, distrofia ungueal, diminuição da imunidade e hipogonadismo em homens.



Table of Contents


Para que Serve o Zinco?


É um importante catalisador de atividade enzimática, além de contribuir para a estrutura da proteína e regular a expressão gênica. Pacientes com alcoolismo, desnutrição, doenças inflamatórias intestinais e síndromes de má absorção possuem maior risco de apresentar deficiência de zinco, sujeitos aos seus sintomas. Ademais, quando combinado com antioxidantes pode ser modestamente eficaz em retardar a progressão da degeneração macular relacionada à idade intermediária e avançada, além de ser considerado um tratamento eficaz para a doença de Wilson.


Como Funciona o Zinco?


Apesar dos muitos papéis essenciais na fisiologia humana, nenhum dado robusto suporta a suplementação de zinco sozinha para pessoas com níveis normais deste micronutriente no organismo, ou seja, não deve ser suplementado de maneira profilática. Os efeitos adversos do uso prolongado de altas doses incluem imunidade suprimida, diminuição dos níveis de colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL), anemia, deficiência de cobre e possíveis complicações geniturinárias.


Quando Precisa Suplementar?


Como constatado anteriormente, auxilia no tratamento da doença de Wilson e pode ser útil em idade avançada aliado a antioxidantes como as vitaminas C e E e betacaroteno, além de casos de deficiência de zinco e diarreia infantil em populações desnutridas, porém as evidências atuais não apoiam sua suplementação como eficaz para infecção respiratória superior, cicatrização de feridas ou vírus da imunodeficiência humana (HIV). Sendo assim, é bem tolerado nas dosagens recomendadas.


Continue Estudando...





Referências Bibliográficas

Saper RB, Rash R. Zinc: an essential micronutrient. Am Fam Physician. 2009 May 1;79(9):768-72. PMID: 20141096; PMCID: PMC2820120.

Comentarios


Los comentarios se han desactivado.
bottom of page